Titulares de cartões de crédito do Banco Santander reportam aumento e redução de limite de forma automática de acordo com o uso.
O Banco Santander agora adota uma política de análise periódica no limite de seus clientes no cartão de crédito. A medida está valendo desde 2018, mas deve ser intensificada em 2019. A análise periódica de limite permite que o banco conceda aumento de limite aos que possuem um bom histórico de utilização e pagamentos, e reduza o limite de titulares que – no ponto de vista do banco – apresentam maior risco de inadimplência.
Embora a redução de aumento de limite possa acontecer com todos os clientes, o aumento de limite de forma automática só é concedido aos clientes que autorizaram tal medida junto à administradora. Quem não aceitou o aumento de limite automático recebe uma mensagem perguntando se gostaria do novo limite ou então deve fazer a seleção do novo valor pelo aplicativo Way do Santander.
Clientes estão ganhando aumento sem pedir
Nas redes sociais muitos clientes relatam que ganharam aumento de limite no cartão de crédito de forma automática, geralmente quando comprometeram um percentual considerável do limite disponível.
Se de um lado muitos clientes ficaram felizes com o aumento inesperado, do outro vários clientes reclamaram ter recebido uma mensagem SMS comunicando a redução de limite de crédito, na mensagem consta a informação que uma futura mensagem informará o cliente sobre o novo limite a partir de determinada data.
Para o CMN (Conselho Monetário Nacional) a redução de limite pode ser feita a qualquer momento pela administradora, basta que haja a prévia comunicação com o cliente antes da efetiva redução.
O banco ter liberdade para aumentar ou reduz o limite de crédito de acordo com a política de crédito faz com que a instituição diminua consideravelmente o risco de inadimplência, já que os bancos possuem acesso ao histórico de utilização e endividamento de seus clientes.
Antigamente os bancos eram “proibidos” de reduzir o limite de seus clientes, raramente um cliente era surpreendido com a redução unilateral do valor.
Deixe um comentário