Quando uma compra é efetuada com cartão de crédito não é possível simplesmente cancelar, é preciso realizar um estorno, que nada mais é do que o lançamento de um crédito de mesmo valor na fatura do cliente, anulando dessa forma a transação realizada.
O principal problema é que o estorno pode demorar até 2 faturas subsequentes para constar no cartão de crédito do cliente e isso gera muita reclamação junto a administradora do cartão Itaucard. Porém é preciso entender que essa demora não é culpa da administradora, muitas vezes o valor é devolvido rapidamente na fatura do cliente, porém se a fatura já estiver fechada ele será lançado apenas no documento do mês subsequente.
Quanto tempo pode demorar o estorno de uma compra?
Normalmente uma compra é estornada em no máximo 2 meses, mas pode variar dependendo da data em que o lançamento do estorno for efetivado. Veja o porquê abaixo:
Exemplo: Maria tem um cartão que vende todo dia 10, sua administradora fecha a fatura todo dia 01. No dia 20 de Fevereiro ela realizou uma compra e no dia 02 de Março solicitou ao estabelecimento o cancelamento da transação pois ela ficou insatisfeita com o produto.
Moral da história: mesmo com a compra estornada a Maria vai receber a compra para pagar, pois o valor foi computado na fatura fechada. Porém no mês seguinte quando o estorno for efetivado a Maria terá um crédito disponível na fatura no valor da compra cancelada que ela acabou sendo obrigada a pagar porque o cancelamento da compra não foi realizado pelo estabelecimento a tempo hábil para não constar mais na fatura.
É importante ficar atento ao fechamento da fatura. Isso porque o cliente corre o risco da transação não ser estornada antes do fechamento da fatura. Lembre-se: uma solicitação de estorno pode demorar até 2 meses para ser concluída pelo estabelecimento, pois é um procedimento burocrático, visto que é preciso comunicar a bandeira, administradora do cartão e a empresa administradora do terminal/máquina de cartões para que os encargos provenientes daquela transação também sejam cancelados.
Deixe um comentário