Ter o nome sujo não é uma experiência agradável, pois o devedor não consegue comprar nada a prazo quando está inadimplente. Além de não conseguir novos créditos no mercado ele também corre o risco de perder o crédito que já foi conquistado. Quem tem cartão de crédito, por exemplo, mesmo que a dívida não seja com o emissor do cartão, pode ter o produto cancelado por desinteresse comercial, o que é muito comum.
Alguns bancos realizam análises de crédito periódicas para reduzir o risco de inadimplência, isso tem aumentado durante a crise econômica. O cliente que está inadimplente é visto como potencial devedor pela maioria dos bancos, principalmente se ele não liquidar a dívida em até 6 meses.
Dicas para evitar que isso aconteça:
- Quando seu nome for para o SCPC ou SERASA, negocie a dívida o quanto antes;
- Não atrase o pagamento da fatura e jamais faça um pagamento inferior ao total. Isso evita que o emissor do cartão faça uma re-análise no seu cadastro;
- Quando possível, pague a fatura antecipadamente;
Desinteresse Comercial – O emissor não pode cancelar um cartão de crédito de uma hora para outra, ele precisa comunicar o consumidor com antecedência, o que pode ser feito por telefone ou carta. O motivo alegado é, quase sempre, desinteresse comercial, esse é um motivo genérico, mas que é utilizado para expressar que a administradora não deseja mais tê-lo como cliente.
O cancelamento de cartões por desinteresse comercial não é ilegal! Da mesma forma que o cliente pode cancelar o cartão a qualquer momento, a administradora também pode suspender o vínculo contratual, desde que comunique o consumidor com antecedência para evitar transtornos.
Alguns bancos também possuem um score interno, podendo gerar o desinteresse comercial de acordo com o interesse da instituição. Se, por exemplo, a titular tiver uma dívida com uma empresa do mesmo holding do cartão de crédito, ele poderá acender o alerta vermelho e estimular a instituição a cancelar o produto.
Há também os bancos que optam por reduzir o limite em vez de cancelar o cartão de crédito de um cliente que está negativado, diminuindo, assim, o risco de inadimplência.
Deixe um comentário